top of page
Quem
Porquê

Epona é o nome que adotei em 2006 quando cheguei a Espanha, porque era coerente com a nova vida que escolhi.

Nasci em França em 1969 e desde muito pequena que sou apaixonada por cavalos. Aprendi a montar em muitos centros hípicos até aos 28 anos, praticando primeiro saltos e logo dressage. Depois procurei um mestre que me ensinou as técnicas da Arte Equestre do século XVIII segundo De La Guérinière.

Engenheira de formação, trabalhei como assessora de management para grandes empresas internacionais até aos 31, quando decidi dedicar a minha vida aos cavalos. Em paralelo, fiz uma formação de psicoterapeuta na Escola Europeia de Somatoterapia Transpessoal durante 3 anos. E descobri o Xamanismo que integrei na minha filosofia de vida. Também me formei em Equoterapia na Universidade de Paris.

 

Depois desenvolvi o meu próprio método a que chamei «Equitação Alternativa», de educação e treino de cavalos, eliminando ao máximo os meios de controlo pela dor (tais como esporas, chicote e bridão), assim como o arreio em busca de sensações e de conexão com o cavalo. a redução das ajudas materiais com o trabalho sobre o vínculo, procurando a cumplicidade e harmonia a todos os níveis.

Em 2005 desenvolvi o meu próprio método de psicoterapia a que chamei «Arterapia Equestre», como ferramenta de desenvolvimento pessoal incluindo os cavalos como verdadeiros colaboradores, bem como outras ferramentas xamânicas ou de terapia psico-corporal.

Comecei a minha atividade no norte de Espanha em 2006 e instalei-me em Portugal em 2010, onde a natureza oferece aos cavalos (tal como a mim e aos meus cães !) condições de vida idílicas. É num terreno ondulado de 70 hectares polvilhado de sobreiros em redor de uma barragem, que os meus garanhões podem disfrutar de uma «vida de cavalo». Estão em semiliberdade com outros cavalos inteiros em grupos de 2 a 8 (sendo atualmente 18), entre os 2 e os 24 anos de idade.

 

A minha relação com eles evoluiu muito nos últimos anos, e consequentemente a minha atividade ... Desde 2016 que dirijo o meu trabalho para a consciencialização em diferentes países, em relação às características e necessidades dos cavalos, bem como a atitude que devemos adotar para estabelecer com eles uma relação sã e uma comunicação pacífica, baseada na confiança, respeito e amor mútuo. Ocasionalmente organizo cursos mais técnicos fora do meu espaço, sobre diferentes temas como maneio, trabalho à guia comprida, montar em pelo, treino de cavalos jovens, resolução de problemas, etc. Com os meus cavalos, organizo principalmente cursos de conexão com o cavalo e consigo mesmo.

Depois de ter assimilado a aprendizagem em equitação tradicional durante 20 anos, iniciei a minha busca pessoal, guiada pela minha intuição e empatia, mas principalmente pelos próprios cavalos. Os meus valores e filosofia de vida levaram-me a modificar pouco a pouco a minha posição e relação com eles. Considero-os cada vez mais como seres singulares, que não foram criados pela Mãe Terra para satisfazer as nossas necessidades ou desejos egocêntricos, mas sim que tem a sua personalidade e aspirações próprias que temos que respeitar. Para mim, ser dono de um animal é uma grande responsabilidade : garantir o seu bem-estar, que inclui não só a sua saúde física mas também o seu equilíbrio emocional / psicológico.

 

Todos os proprietários de cavalos e praticantes de equitação «amam» o seu cavalo e estão desejosos de o tratar o melhor possível. Mas, por um lado as tradições e preconceitos, por outro as obrigações económicas, condicionam, e muito, as escolhas que fazemos em relação às condições de vida, maneio e atividades que partilhamos com ele. Quanto mais conscientes estamos das suas necessidades e dos seus processos de aprendizagem, mais nos damos conta que quase tudo que fazemos com eles os prejudica …

Por isso esforço-me por informar e formar, todas as pessoas que se relacionam com cavalos, sobre as suas necessidades a todos os níveis e quais as possíveis alternativas para melhorar o seu bem-estar. A implementação de mudanças induzidas depende das prioridades, recursos e ética de cada um.

© 2023 hecho por Esfera Construcciones. Hecho con  Wix.com

bottom of page